SEGUIDORES

27.2.17

Jambato-negro




reino  Animalia

filo  Chordata

classe  Amphibia

ordem  Anura

família  Bufonidae

nome científico Atelopus ignescens Cornalia


sinónimos  Atelopus carinatus  Andersson

nome comum  Jambato-negro, Jambato toad, Jambato negro

EXTINTO
1988

última localização
Equador

características
em média o macho media 37,8 mm de comprimento, do rosto à cloaca e a fêmea 42,5 mm; o dorso e flancos, incluindo as verrugas, espigas e cones eram uniformemente pretos azeviche; o dorso era liso, com poucas verrugas; o focinho, ligeiramente truncado, ultrapassava a mandíbula inferior;  o focinho e a pálpebra superior eram altos e carnudos sento, também, carnuda a dobra que se estendia da extremidade posterior do olho à cabeça; a região umeral estava coberta de espículas na fêmea e glândulas redondas no macho; o ventre e a garganta eram lisos, sendo o ventre laranja-avermelhado, mais escuro na região da garganta e o baixo-ventre ligeiramente tingido de amarelo; a região femoral apresentava poucos espinhos na fêmea e muitas pústulas no macho; as extremidades eram curtas e carnudas, com pústulas negras, que também existiam nos músculos e flancos; as superfícies ventrais das extremidades eram pretas, com excepção das partes inferiores das anteriores, que eram vermelhas a alaranjadas; distinguia-se das outras espécies de Atelopus por ter uma mancha com espículas cor de café e cones nas regiões da garganta e peitoral; esta mancha era mais prominente na fêmea do que no macho; o macho apresentava excrescências nupciais;  o tubérculo do metatarso externo era proeminente e elevado; a parte anal tinha uma mancha preta que cobria a superfície ventral próxima das coxas; a íris era negra.

 ocorrência, habitat e ecologia
foi registado em cerca de 50 locais da região interandina e nas terras altas das cordilheiras do Oriente e do Ocidente dos Andes do Equador, da província de Imbabura, no norte, às províncias de Chimborazo e Bolívar, a sul, em elevações de 2.800 a 4.200m acima do nível do mar; distribuía-se por uma área de 6.700 km2;
habitava vales, a floresta húmida de montanha, sub-páramo húmido (bosques de alta altitude), e páramo (pastagens de alta altitude); foi uma espécie de reprodução de riacho; tinha uma actividade diurna, era lento, terrestre e associado a riachos de águas correntes; também se encontrava em habitats perturbados, incluindo pastagens modificadas, cercados, vales interandinos e nas áreas urbanas periféricas de cidades como Latacunga e Quito; há registos de migrações em massa que deixaram muitos indivíduos atropelados ao longo de 10 km, na rodovia Panamericana, nas províncias de Bolívar, Chimborazo e Tungurahua, durante os anos 50 do séc. XX; os girinos encontravam-se coladas às pedras de riachos correntes;

sistema
terrestre; água doce

ameaças
apesar de ter sido uma espécie abundante, a sua população diminuiu drasticamente no final de 1980;
a extinção deveu-se, provavelmente, aos efeitos sinérgicos da doença quitridiomicose - confirmada nesta espécie - e alterações climáticas (aquecimento local e as secas); a perda de habitat e a introdução de trutas predatórias não-nativas também pode ter contribuído para a diminuição de algumas populações; no entanto estas ameaças não terão sido susceptíveis de ter causado o declínio substancial da espécie em toda a extensão do habitat.

redescoberta
há notícias da redescoberta de uma população em 2016, mas a IUCN não o confirmou.

fontes.
ITIS, Integrated Taxonomic System, [url] https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=207216#null., ac. 27.02.2017.

IUCN Red List, [url] Santiago Ron, Luis A. Coloma, Stefan Lötters, William Duellman, Martín R. Bustamante, Wilmar Bolívar, Enrique La Marca. 2004. Atelopus ignescens. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T54518A11157432. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2004.RLTS.T54518A11157432.en. Downloaded on 27 February 2017.

Amphibia Web, [url] Varela-Jaramillo, A., Coloma, L. A., Frenkel, C., Félix-Novoa, C., Quiguango-Ubillús, A. 2016. Atelopus ignescens. En: Ron, S. R., Guayasamin, J. M., Yanez-Muñoz, M. H., Merino-Viteri, A., Ortiz, D. A. y Nicolalde, D. A. 2016. AmphibiaWebEcuador. Version 2016.0. Museo de Zoología, Pontificia Universidad Católica del Ecuador. , acceso febrero 27, 2017.

Wikipedia, [url] https://es.wikipedia.org/wiki/Atelopus_ignescens, ac. 27.02.2017.


                                                    
última actualização:

04.03.2017


Sem comentários: