« ... Deus disse: "Que a terra produza toda a espécie de seres vivos: animais domésticos, animais selvagens e todos os bichos, conforme as suas diferentes espécies." E assim aconteceu.
Deus criou todas as espécies de animais selvagens, de animais domésticos e todos os bichos. E achou que todos eram coisas boas.
Deus disse ainda: "Façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança. Que ele tenha poder sobre os peixes do mar e as aves do céu; sobre os animais domésticos e selvagens e sobre todos os bichos que andam sobre a terra." Deus criou então o ser humano à sua imagem; criou-o como verdadeira imagem de Deus. E este ser humano criado por Deus é o homem e a mulher.
Deus abençoou-os desta maneira: "Sejam férteis e cresçam; encham a terra e dominem-na; dominem sobre os peixes do mar e as aves do céu e sobre todos os animais que andam sobre a terra."
Deus continuou: "Dou-vos todas as plantas que produzem semente e que existem em qualquer parte da terra e todas as árvores de fruto, com a sua semente própria. É isso que devem comer.
Dou todas as verduras como alimento aos animais e aves, a todos os seres vivos que andam sobre a terra." E assim aconteceu. » [1]
Há muito quem gaste a vida no apregoar deste texto, de cor, sem lhe tomar o sentido.
Não, não foi bem como se diz acima, o que aconteceu. Por obra e graça do homem.
O que aconteceu foi que o tal homem "criado à verdadeira imagem de Deus" tomou-se, ele próprio, por Deus, mas um deus mentecapto.
O que aconteceu foi que o tal homem confundiu "dominar" com "destruir".
O que aconteceu foi que o tal homem, na sua imensa sapiência balofa, não entendeu ainda, milénios depois de lhe ter sido concedida inteligência, que destruindo a Natureza se destrói a si mesmo.
E o pior é que insiste.
admário costa lindo
__________
[1]
Génesis. Bíblia Sagrada, Difusora Bíblica (Franciscanos Capuchinhos), Lisboa, 1993.
Sem comentários:
Enviar um comentário