SEGUIDORES

22.9.10

Alterações climáticas piores do que as guerras


crédito da imagem



Fátima Jardim, ministra do Ambiente de Angola, ao discursar nas XIV Jornadas da FESA como presidente do Comité Planeta Terra, afirmou que as alterações climáticas têm feito mais refugiados do que as guerras. Estima-se que na década passada mais de dois biliões de pessoas tenham sido afectadas pelas catástrofes naturais.

Disse Fátima Jardim que a água transforma a gestão dos recursos hídricos num dos assuntos globais prioritários para a Humanidade, pois determina a paz, o progresso universal e o futuro das condições de vida no planeta.

A gestão dos recursos hídricos pressupõe a apreciação de aspectos multidisciplinares que compreendem questões hidrogeológicas e ecológicas da qualidade da água, ordenamento do território e planeamento de critérios de segurança e sustentabilidade para qualificar o ambiente e o desenvolvimento socioeconómico.

“As recentes precipitações no Cunene, Kuando Kubango, Moxico, Luanda e outras províncias do país confirmaram o alto nível de incidência de riscos das cheias e débil gestão integrada dos recursos hídricos, sobretudo da região do Cunene que ocasionou 22 mil deslocados ambientais, casas destruídas e 85% dos agregados familiares em vulnerabilidade social extrema e insegurança alimentar”, referiu a ministra.

A água, por existir em quantidades finitas, constitui um dos pilares do desenvolvimento, daí o respeito por ela ser universal e cheia de simbolismos desde o baptismo à ciência, pois é indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos e uma das componentes essenciais da vida.

A questão da água interpela a Humanidade no plano ético, no plano da justiça e da solidariedade, faz dedicar e abordar assuntos de interesse multidiversificado que se inscrevem em programas temáticos incluindo a economia, a ecologia, as mudanças climáticas, a tecnologia, a desflorestação e a poluição, pelo que se quer a política da água integrada na viabilidade económica de qualquer região.


ler + em Angop


Sem comentários: